- Acuidar Cuidadores Especializados
- APP Acuidar
- Acuidar Franquias
- Space Franqueados
- Acuidar Cuidadores Especializados
- APP Acuidar
- Acuidar Franquias
- Space Franqueados
Vivo com meus pais idosos, minha mãe tem 79 anos, jovial, ativa, e sempre muito alegre, é autônoma e independente. Meu pai tem depressão crônica, está acamado e precisa da ajuda de cuidador 24h por dia. Inúmeras vezes estivemos estimulando que ele tivesse autonomia, que se alimentasse só, trocasse a roupa, que fosse o mais independente possível, usando sempre as duas palavras como se tivessem o mesmo significado.
Estudando sobre como tratar meu pai e como assistir os clientes da Acuidar Fortaleza, da melhor forma possível, descobri que são distintos os significados: autonomia é a capacidade de decidir coisas sozinho e independência é a capacidade de fazer coisas sozinho.
Sim, meu pai, apesar da doença, tem autonomia. Ele, como diz minha mãe, sabe o que quer: decide o que comer, o horário das refeições, e o que vestir, mas falta-lhe independência. Não consegue fazer as tarefas mais simples do dia a dia, como escovar os dentes ou mesmo ir ao banheiro sozinho.
Nem sempre os idosos perdem as duas coisas. Eles podem não conseguir fazer a atividade, mas podem saber o que querem, decidir sobre qual roupa vestir, se querem ou não assistir TV, ou mesmo se negar a fazer, como é o caso do meu pai, que não tem ânimo para quase nada.
Tentar fazer com que o idoso possa ter suas próprias escolhas, isto é, seja autônomo, e que também consiga ser independente, dividindo a tarefa em partes menores, para que a dificuldade seja menor, ou ajudá-lo a fazer, é função da família e também do cuidador de pessoas.
Muitas vezes é mais fácil e comum, para quem está assistindo o idoso, decidir por ele. Permitir as escolhas, quando o idoso deseja, ajuda a diminuir a sensação de impotência. O não conseguir fazer, traz sensação de incapacidade. Então, qualquer decisão, por mais simples que seja, é importante, pois permite ao idoso exercitar o autodomínio, reduzindo a sensação de perda da autonomia, fato gerador de ansiedade.
É bom lembrar que a autonomia e independência podem e devem ser exercidas sempre, desde que a segurança do idoso não seja comprometida. Portanto, sempre que possível devem ser estimuladas as duas habilidades, que podem ser perdidas à medida que não são exercidas.
Leda Saboia Diretora da Acuidar Fortaleza |
Fonte: Manual para Cuidadores de idosos, Iamspe.
© 2018-2024 - ACUIDAR CUIDADORES ESPECIALIZADOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. - POLÍTICA DE PRIVACIDADE